Entenda um pouco mais sobre as normas regulamentadoras do Serviço de Atendimento ao Consumidor por telefone.
Primeiramente, as ligações para o SAC devem ser gratuitas, não acarretando qualquer ônus para o consumidor.
O SAC deve garantir ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços.
Neste atendimento, o consumidor não terá a sua ligação finalizada pelo fornecedor antes da conclusão do atendimento e, este, não poderá ser condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.
Via de regra, o SAC deve estar disponível, ininterruptamente, durante 24 horas por dia e 07 dias por semana, ressalvado o que dispor quaisquer normas específicas.
O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala deve ser garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este.
O número telefônico do SAC da empresa deve ser de fácil acesso ao consumidor, devendo constar em todos os documentos e materiais que são fornecidos pelo fornecedor, bem como deve constar expresso nos sites das empresas.
O SAC obedecerá aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e CORDIALIDADE.
O SAC somente pode transferir a ligação para outro atendente uma única vez, não podendo exceder 60 segundos o tempo de espera dessa transferência, bem como não poderá o outro atendente requisitar novamente que o consumidor explique o caso.
Nos casos de reclamação e cancelamento de serviço, não será admitida a transferência da ligação, devendo todos os atendentes possuir atribuições para executar essas funções.
Será permitido o acompanhamento pelo consumidor de todas as suas demandas por meio de registro numérico, que lhe será informado no início do atendimento.
O consumidor terá direito de acesso ao conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de 72 horas, por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.
As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de 05 dias úteis a contar do registro.
Se o SAC da empresa não seguir corretamente as normas básicas descritas, o fornecedor poderá vir a sofrer sanções descritas no Código de Defesa do Consumidor, como imposição de multa.
Para maiores informações, acesse:
Primeiramente, as ligações para o SAC devem ser gratuitas, não acarretando qualquer ônus para o consumidor.
O SAC deve garantir ao consumidor, no primeiro menu eletrônico, as opções de contato com o atendente, de reclamação e de cancelamento de contratos e serviços.
Neste atendimento, o consumidor não terá a sua ligação finalizada pelo fornecedor antes da conclusão do atendimento e, este, não poderá ser condicionado ao prévio fornecimento de dados pelo consumidor.
Via de regra, o SAC deve estar disponível, ininterruptamente, durante 24 horas por dia e 07 dias por semana, ressalvado o que dispor quaisquer normas específicas.
O acesso das pessoas com deficiência auditiva ou de fala deve ser garantido pelo SAC, em caráter preferencial, facultado à empresa atribuir número telefônico específico para este.
O número telefônico do SAC da empresa deve ser de fácil acesso ao consumidor, devendo constar em todos os documentos e materiais que são fornecidos pelo fornecedor, bem como deve constar expresso nos sites das empresas.
O SAC obedecerá aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e CORDIALIDADE.
O SAC somente pode transferir a ligação para outro atendente uma única vez, não podendo exceder 60 segundos o tempo de espera dessa transferência, bem como não poderá o outro atendente requisitar novamente que o consumidor explique o caso.
Nos casos de reclamação e cancelamento de serviço, não será admitida a transferência da ligação, devendo todos os atendentes possuir atribuições para executar essas funções.
Será permitido o acompanhamento pelo consumidor de todas as suas demandas por meio de registro numérico, que lhe será informado no início do atendimento.
O consumidor terá direito de acesso ao conteúdo do histórico de suas demandas, que lhe será enviado, quando solicitado, no prazo máximo de 72 horas, por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.
As informações solicitadas pelo consumidor serão prestadas imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de 05 dias úteis a contar do registro.
Se o SAC da empresa não seguir corretamente as normas básicas descritas, o fornecedor poderá vir a sofrer sanções descritas no Código de Defesa do Consumidor, como imposição de multa.
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